Analise Técnica

 

Em nossas analises sempre utilizamos os critérios abaixo para identificar as características do tema abordado: 

 

 

1° - Contato com raças alienígenas?

 

    Alguns animes de mecha possuem um enredo aonde existe uma guerra como uma raça desconhecida, ou uma raça avançada alienigena, como por exemplo o Macross. Isso da um ar um pouco mais próximo de ficção cientifica na história e mais liberdade para a violência dos personagens nos momentos das batalhas. Ja alguns animes como Gundam exploram apenas os conflitos que os humanos vivem entre eles, isso da um pouco mais ar de realismo para a História.

 

2° - A tecnologia dos mechas foi desenvolvida pelos seres humanos ou “herdada” de alguém”?

 

    Dependendo como a tecnologia é inserida na história, faz com que os mechas tenham mais ou menos peso no enredo em que o Anime apresenta. Em animes como PatLabor, a humanidade desenvolveu os mechas para um fim especifico e isso fez com que ganhasse respeito, aceitação e admiração de parte da sociedade.  

 

3° - Enredo pós apocalíptico?

 

    A motivação das pessoas que pilotam os mechas ou que detêm essa tecnologia pode ser diretamente influenciada, se em algum momento a sociedade ao qual eles vivem sofreu uma mudança drástica, como algum tipo de perda enorme de vidas ao ponto de iniciar guerras ou quase estinguir a humanidade. Essa mudança drástica pode ter sido motivada de forma conhecida ou desconhecida, pode ter sido causada propositalmente ou por acidente.... Tudo isso influencia em como a técnologia dos mechas será utilizada. Um exemplo clássico deste tipo é Evangelion, aonde o anime começa 15 anos depois que um meteoro atingiu a terra e causou uma destruição em maçã com derretimento das calotas de gelo e tsunamis, também conhecido como "Segundo Impacto", em referência a primeiro impacto do meteoro que atingiu a terra a 4 Bilhões de Anos, este anime tem muita referência religiosa. Um outro exemplo também conhecido é o Appleseed que conta a história em uma sociedade completamente destruída por anos e anos de guerra.  

 

4° - Mecanismos de controle dos Mechas é mecânico, biológico ou hibrido?

 

    O Mecanismo de controle que analisamos neste ponte se refere se existe alguma ligação biológica do piloto com o mecha ao ponto de dar exclusividade na pilotagem dele, fazendo uma relação direta do corpo do piloto com o Mecha, ou se a técnologia utilizada é criada em larga escala ao ponto de poder criar um grande exercito de soldados que são apenas treinados e ja liberados para combate, e se caso a sua unidade de batalha possuir algum problema ou defeito ele pode facilmente trocar o seu mecha por uma unidade nova. Um exemplo clássico do Mecha biológico é no anime Valvrave the Liberator, aonde o piloto ao fazer o primeiro contato com um mecha, sofre uma alteração genética para pilotar e se torna um tipo de "Vampiro", e somente quem possui essa genética consegue pilotar os Mechas, caso a pessoa seja geneticamente incompatível com o mecha é rejeitada e morre se tentar pilotar ele. Outro exemplo é o anime "Top wo Nerae2! Diebuster", aonde somente os TopLess, que são pessoas que possuem poderes psionicos, podem pilotar as Buster Machines.

 

5° - Quantos pilotos por mecha? Grupo ou sozinho?

 

    Em animes como Sousei no Aquarion (Genesis of Aquarion), os mechas dependem de uma união de veiculos ou mechas menores que formam um mecha maior com capacidade extendida e ampliada de batalha. Essa característica traz uma similaridade em referência aos Super Sentais como Chengemam ou Fleshman que seu unem para formar o grande robô gigante protetor. Outros animes como ZegaPain colocam como critério obrigatório para o seu funcionamento a presença de no minimo dois pilotos, sendo cada um com uma característica especifica e que juntos conseguem controlar o Mecha.

 

 

 

6° - Que tipo de combustível é utilizado no mecha?

 

    O combustivel tem relação direta com o nivel de realismo que o anime apresenta, se o combustível utilizado possui um limite de consumo e o piloto tem necessidade de voltar para uma base para reabastecer, isso se remete muito mais a nossa realidade do que um "combustível desconhecido infinito". No anime Cross Ange por exemplo as pilotos possuem combustível somente para ir até o campo de batalha e voltar, caso elas tentem fugir o combustível vai acabar e elas ficaram perdidas no mar. Ja em animes como Broken Bleade, o Mecha somente funcionara se for utilizado um pedra de quartzo que emite uma energia que é consumida, mas que somente que consegue controlar o quartzo consegue movimentar os mechas.

 

 

Cada item desta lista esboça melhor como a história foi elaborada os motivos pelo qual aquela sociedade utiliza Mechas em sua realidade. 

Pague com
Selos
  • Site Seguro

Adriano de Melo - CPF: 008.863.759-08 © Todos os direitos reservados. 2018